Para saber como montar uma franquia, você deve considerar a formatação da rede, como escalar esse negócio, as características do sistema de franchising e a necessidade de ter um modelo replicável. Dessa forma, é possível cumprir seu papel como franqueador e aumentar suas chances de sucesso.
O sistema de franchising é uma das possibilidades para quem deseja expandir seu negócio. Mas, para saber como montar uma franquia, é preciso considerar vários fatores, como a padronização de processos e a formatação da rede.
Mais do que pensar em escalar as atividades, todo o processo de estruturação do negócio depende de planejamento e organização. O que você precisa fazer para garantir que tudo esteja pronto para começar as operações?
Neste artigo, vamos apresentar as principais etapas e o que deve ser feito em questão de documentação, pré-requisitos e custos, além de outros aspectos. Confira!
O que quer dizer montar uma franquia?
Essa é uma estratégia de administração que visa à expansão do negócio. Nesse caso, você vende a licença e o direito de uso de marca, patente, serviços ou produtos para um empreendedor, ou seja, o franqueado. Como franqueador, sua função é fornecer treinamento, suporte e processos padronizados, enquanto os seus parceiros comerciais devem seguir as suas diretrizes nas unidades que formam a rede.
Montar uma franquia é um modelo de expansão de um negócio com certo nível de maturidade. Na prática, você deve ter produtos ou serviços já conhecidos e testados, aceitos pelo mercado e com boa clientela.
Também deve investir em padronização de processos e no seguimento de todas as normas da Lei de Franquias. Dessa forma, sua rede tem segurança jurídica e você se preserva de possíveis questionamentos judiciais por parte de clientes e franqueados.
Leia também: Confira este guia completo de formatação de franquias e transforme seu negócio em rede
Qual a diferença entre expandir um negócio e transformá-lo em franquia?
Quando você opta por expandir a sua empresa, decide aumentar as suas operações e manter toda a administração do negócio centralizada. Já no sistema de franchising, você faz parcerias comerciais com outros empreendedores, que replicam seu modelo operacional.
No primeiro caso, esse processo pode acontecer por meio do lançamento de produtos ou serviços, abertura de novas unidades ou entrada em novos mercados. Enquanto isso, a franquia como modelo de expansão tem uma estrutura mais específica e uma relação constante entre franqueadora e franqueado.
Todo negócio pode virar franquia?
É preciso ter um modelo de negócio replicável, com bom nível de maturidade (com padronização de processos para garantir a qualidade dos produtos ou serviços), alta demanda e diferenciais competitivos. Também é necessário contar com o registro da marca para entrar no sistema de franchising e usar o autoconhecimento para tomar a decisão mais adequada à sua realidade e ao seu contexto empresarial.
O que é preciso para montar uma franquia?
Os pré-requisitos para iniciar uma rede de franchising são:
Análise de franqueabilidade: verifique o nível de maturidade da sua empresa com base na experiência da marca no mercado, na qualidade de produtos ou serviços, na reputação, na eficiência dos processos internos e na capacidade de inovação e replicação de fluxos operacionais;
Pesquisa de mercado: faça um estudo para saber se há demanda para a formatação de franquias;
Verificação da durabilidade do negócio: considere o ciclo de vida da sua empresa para saber se há chance de crescimento a longo prazo;
Avaliação da vulnerabilidade do mercado: considere se o mercado pode sofrer alguma ruptura. Por exemplo, uma quebra no fornecimento de insumos devido à necessidade de importação de itens;
Identificação da replicabilidade dos processos: tenha certeza de que todas as atividades podem ser repetidas nas unidades a partir de uma espécie de passo a passo;
Criação de documentos: a COF deve incluir informações financeiras e demonstrações contábeis, além do contrato.
Ainda há detalhes a considerar para saber como montar uma franquia.
Como montar uma franquia com modelo replicável?
Confira como transformar um negócio em franquia por meio das principais etapas:
Elabore o plano de negócio da franqueadora e do franqueado: esse documento guia sua estratégia de expansão;
Proteja a sua marca: solicite o registro de marca no INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI);
Crie o contrato de franquia e a COF: conte com um advogado e um contador para inserir todos os dados importantes e exigidos por lei;
Desenvolva os manuais: esses materiais devem se referir ao uso de imagem (indicando o que é permitido e proibido ao utilizar a marca e manter a identidade visual) e de franquia (traz orientações sobre o funcionamento do negócio e o detalhamento dos processos);
Padronize os processos internos: as ações devem ser repetidas da mesma forma em todas as unidades. A estrutura de franquia exige esse cuidado para que o cliente tenha a mesma experiência em todos os locais;
Treine os franqueados: ofereça a capacitação necessária para que todos os processos internos sejam seguidos à risca pelas unidades;
Divulgue a marca: crie estratégias de marketing para atrair franqueados e clientes. Use redes sociais, anúncios patrocinados, exposições em eventos e feiras, outdoors, propagandas em rádio, TV e revistas, por exemplo;
Selecione os franqueados: avalie os candidatos a partir de suas habilidades e competências. Faça entrevistas e confira as questões financeiras para saber se essas pessoas podem arcar com os custos iniciais e ter capital de giro;
Mantenha um bom relacionamento com os parceiros comerciais: a gestão de franquias passa por uma comunicação entre franqueador e franqueado transparente e uma visão abrangente e compartilhada do futuro. Por isso, escolha bem os franqueados e estabeleça um relacionamento de respeito.
Quais documentos e exigências legais são obrigatórios para abrir uma franquia?
A Lei de Franquias define todos os requisitos exigidos para abrir uma rede no sistema de franchising. Veja quais são as obrigatoriedades:
Contrato de franquia;
COF, que deve conter histórico resumido do negócio, balanços e informações financeiras, descrição detalhada da empresa e de suas atividades, perfil do franqueado esperado, taxa de franquia ou inicial de filiação.
Vale destacar que a COF vem antes do contrato de franquia e deve ser entregue, pelo menos, 10 dias antes da assinatura. Portanto, as informações servem para embasar a decisão do candidato a franqueado.
Qual o custo para abrir uma franquia?
O custo para formatar/franquear um negócio pode variar de R$ 50 mil a R$ 70 mil, aproximadamente. Esses valores podem ficar acima ou abaixo dessa média dependendo da sua localização e outros fatores, mas costumam cobrir identidade de marca, documentos, treinamentos, marketing, registro de marca e análise de franqueabilidade.
Quais são os erros mais comuns ao montar uma franquia?
As principais falhas ao investir no começo e na expansão de redes franqueadas são:
Não saber a média de gastos para transformar sua marca em uma franqueadora;
Criar diferentes modelos para atender a necessidades de cidades menores;
Priorizar a quantidade de unidades, em vez da qualidade;
Adaptar produtos e serviços para cada região, o que leva à perda de competitividade e escala;
Investir em mais de um nicho como tentativa de diminuir os riscos;
Ter pouca experiência na gestão de unidades próprias;
Indicar que está licenciando a marca, mas usar o sistema de franchising. Essa questão gera questionamentos judiciais e penalizações, como multas;
Ver as unidades franqueadas apenas como um canal de distribuição de produtos;
Terceirizar a venda de unidades para corretores de franquias, o que exige cuidado para não haver promessas irreais;
Vender unidades para empreendedores com dinheiro, mas sem estrutura para seguir as diretrizes, o que prejudica o modo como funciona a franqueadora;
Ignorar a governança em franquias e não oferecer transparência aos processos, especialmente no caso da taxa de publicidade.
Como saber se o seu modelo de negócio está pronto para expansão?
Essa análise deve passar pelas seguintes etapas:
Análise da situação atual (planejamento estratégico, indicadores financeiros e operacionais e maturidade da gestão);
Avaliação do cenário econômico para identificar o contexto e as projeções para o setor;
Confira a sua estabilidade financeira, considerando fluxo de caixa, capital de giro, pagamentos e lucro (se é recorrente ou não);
Estude os dados para saber se seu negócio está em processo de crescimento.
Qual o papel de uma consultoria especializada ao montar uma franquia?
A consultoria é a melhor forma de saber como escalar um negócio em franquias, porque você tem auxílio especializado para formatar sua rede e ter mais chances de sucesso. Ao contar com a ajuda de um time com a expertise necessária, você faz uma expansão acelerada, usa estratégias e ferramentas que favoreçam o crescimento rápido e sustentável e tem acesso a um know-how único, que vai gerar diferenciais competitivos.
Essas são as ofertas da consultoria da 300 Franchising, que já realizou mais de 1.000 atendimentos. Ao fazer parceria conosco, você usa uma metodologia própria para saber como montar uma franquia da maneira certa e maior taxa de sucesso.
Você também estrutura todo o seu modelo de negócio, define padrões, processos e governança, elabora os manuais e deixa sua empresa pronta para fazer uma expansão estruturada.
Dessa forma, você deixa de se preocupar em como montar uma franquia, porque tem todo o suporte necessário e vai cumprir as etapas da melhor maneira possível. Depois, é só aproveitar o sucesso das suas operações.
Então, que tal conhecer melhor esse suporte? Acesse a página de consultoria da 300 Franchising e veja como trabalhamos para sua empresa crescer, expandir e ser sustentável.


















